Galeria
A manutenção de poços profundos é um tipo de operação realizada em poços com profundidades superiores a 500 metros, sendo feita por empresas especializadas. Esta manutenção tem como objetivo assegurar a integridade dos poços além de obter informações fundamentais para planejar as atividades de produção ou injeção de óleo, gás e água.
Manutenção de poços profundos - COMO FUNCIONA A MANUTENÇÃO?
A manutenção de poços profundos compreende diversas atividades, que são planejadas e executadas conforme o objetivo específico de cada caso, e incluem serviços de avaliação, correção, ajuste e restauração do poço, além da instalação ou retirada de equipamentos que se fazem necessários para a operacionalização do poço. Normalmente, esta manutenção ocorre durante o tempo em que todos os equipamentos produtivos e de segurança do poço estão desligados, chamado de operações de desativação.
VANTAGENS DO USO
- Aumento da produção de recursos naturais por conta de poços mais limpos e com menor perda de pressão;
- Diminuição das falhas operacionais de forma a melhorar a assertividade nas extrações;
- Redução do tempo de parada dos poços, o que gera redução de custos;
- Diminuição dos riscos de vazamentos e doenças ambientais;
Portanto, fica evidente que a manutenção de poços profundos é essencial para assegurar a produção de recursos naturais de forma segura e com baixo custo. Para obter os melhores resultados, é necessário contar com empresas especializadas, como a Hidrolider, que conta com experiência em perfuração e manutenção de poços.