Belo Horizonte - Belo Horizonte - MG

QUAIS AS AMEAÇAS DOS POÇOS ARTESIANO CLANDESTINO?

QUAIS AS AMEAÇAS DOS POÇOS ARTESIANO CLANDESTINO?

Saiba mais sobre: QUAIS AS AMEAÇAS DOS POÇOS ARTESIANO CLANDESTINO?

Estudos apontam que a maioria dos mais de 2,5 milhões de poços artesianos no Brasil são clandestinos. Mas, você sabe quais os riscos corre com os poços artesianos clandestinos?

De acordo com o estudo do Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Trata Brasil, a maioria dos poços desse tipo sofre por contaminações, problemas ambientais e sanitários.

Veja as principais ameaças que os poços clandestinos provocam:

Contaminação da água: quando próximo ao poço artesiano clandestino que foi mal construído se encontra um galinheiro, canil ou posto de gasolina há grandes chances da água dele sofrer contaminação.

Dessa forma, é essencial realizar análises clínicas regulares no poço artesiano durante a sua manutenção e seguir as normas da vigilância sanitária. Entretanto, os donos dos poços ilegais deixam de realizar esse tipo de procedimento devido aos valores que eles têm que pagar e a água sofre com a contaminação de diversos tipos de substâncias.

Sobrecarga na exploração do poço: a sobrecarga da exploração desse poço causa prejuízos para as águas que tem o seu curso voltado para as nascentes, porque ocorre a falta de água na região em que o poço teve a sua perfuração realizada.

Inclusive, a construção de poços artesianos clandestinos pode gerar também os seguintes problemas:

– afundamento dos terrenos;

– salinização da água;

– influenciar na redução dos níveis de reservatórios;

– gerar impactos negativos na biodiversidade.

Inúmeras doenças podem surgir: ao levar em consideração à saúde humana os poços ilegais podem causar vários tipos de doenças. Isso acontece porque o nitrito, nitrato e coliformes são elementos que podem ser localizados nos poços artesianos clandestinos.

Assim, alguns estudiosos da área afirmam que ao ingerir o nitrato a pessoa poderá ter câncer no esôfago e no estômago. Assim também, o contato com coliformes pode causar hepatite A e até mesmo diarreia.

Portanto, fuja da ilegalidade e dê as boas-vindas à segurança e à credibilidade na contratação de empresas responsáveis como a nossa para realizar a implantação e manutenção de poços artesianos. Sua saúde e a natureza agradecem!

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Hidrolider www.hidroliderpocos.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×