Belo Horizonte - Belo Horizonte - MG

O QUE É POÇO ARTESIANO?

O QUE É POÇO ARTESIANO?

Saiba mais sobre: O QUE É POÇO ARTESIANO?

Poço artesiano está em nossa cultura a anos, há relatos de que os primeiros poços foram perfurados por habitantes da China Medieval, indicando que já naquela época se escavavam poços para obtenção de água.Poço é chamado artesiano devido a localização de um poço desse tipo, perfurado no século XII, na cidade de Artois, na França.

É semelhante ao poços convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo.
Geralmente, a sua profundidade é maior que a de um poço convencional e, em geral, suas águas têm uma pureza maior e com mais sais minerais. Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.

Perfuração

Quando o poço é perfurado, e no subsolo encontra-se areia, argila, ou pequenas rochas é preciso fazer um revestimento das paredes do poço, para que esse material não consolidado não acabe por se desagregar e ser expelido para a superfície ou até mesmo entupir o poço.
Há dois tipos de rochas encontradas na perfuração:

Rochas cristalinas – dão origem, em geral, há poços com diâmetro e profundidades limitadas, baixa vazão, que são apropriados para usos mais restritos, como casas, pequenas vilas ou agrupamentos menores.
Rochas Sedimentares – são onde se encontram as maiores vazões de água e a perfuração pode atingir até 1000 metros de profundidade e diâmetros que podem chegar a mais 20 polegadas. No entanto, o poço pode necessitar de revestimento em suas paredes e de filtros para a água.

A depender do tipo e qualidade da rocha encontrada na perfuração e também da profundidade do poço, podem ser utilizados basicamente três tipos de métodos de perfuração:

Perfuração Percussiva – este método utiliza de dois mecanismos para fazer o furo. De maneira alternada, ergue-se e faz cair em queda livre um grande peso que fragmenta a rocha por impacto.
Perfuração rotopneumática ou a ar comprimido – Este método também combina dois mecanismos. Ao mesmo tempo em que a rocha vai sofrendo impactos (percussões) rápidos, com uma espécie de martelo pneumático, há uma broca que gira e tritura a rocha fragmentada pelo martelo.
Perfuração Rotativa – especialmente utilizado nas rochas do tipo sedimentar. É feito por um mecanismo rotativo que corta, tritura e desagrega as rochas.
Após a perfuração, a depender da profundidade do solo e das características das rochas encontradas, serão realizadas etapas de completação, como aplicação de revestimento, cimentação e instalação de filtros.
A água do poço artesiano, em geral é em quantidade e vazão suficientes para abastecer fábricas, irrigar lavouras e abastecer várias residências. É comum, que em condomínios residenciais recorra-se à perfuração de poço artesiano para suprir ou complementar as necessidades de água potável das moradias.

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Hidrolider www.hidroliderpocos.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×