Importancia da manutenção de poços


Todos nós sabemos a importância de manter uma água de qualidade, mas para que isso aconteça é necessário que o poço artesiano tenha um cuidado específico, principalmente no período de dois anos. Para ajudar vocês a manter a vida útil do poço sempre em alta separamos algumas dicas.

Observe constantemente o nível de água e vazão: 

Este é um dos pontos que você deve ficar mais atento, pois, impactos são causados devido a alterações de pressão,obstrução das paredes dos poços e a interferência de poços vizinhos provocando variações temporárias no nível estático e rebaixamento do nível dinâmico ou do lençol freático.

Revise sempre seus equipamentos:

Além da escolha certa e instalação adequada do aparelho, uma manutenção frequente na bomba, cabos e tubos e quadro de comando é essencial para garantir maior vida útil ao poço e a entrega de uma água de boa qualidade.

Manter seu poço sempre limpo:

Para ter uma água de qualidade e garantir a estabilidade do poço, é importante manter este sempre limpo, evitando assim mudanças no odor e na coloração da água.

Depois de dois anos de uso: 

É altamente recomendando a manutenção do poço e também do equipamento submerso de extração de água, visando manter a integridade do equipamento e a qualidade do poço.

Depois de dois meses de uso:

É recomendado verificar sempre: a Isolação – selo sanitário da boca do poço -, nível dinâmico de água, condições de vazão, voltagem, corrente elétrica, etc.                      

A Tubulação de recalque poderá sofrer com agente corrosivo, ocasionando desgaste ou rompimento das junções das luvas ou até mesmo no próprio tubo, acarretando assim a queda do conjunto de bombeamento dentro do poço. 

E dependendo da estrutura construtiva do poço, á água captada é proveniente exclusivamente através dos recorte dos filtros que compõem o revestimento do poço, e no caso desses recortes estarem fechados ou obstruídos por sujeiras, a captação diminui e consequentemente a vazão do poço também.

Para encerrar é muito importante destacar o tanto que é sério manter a manutenção do poço em dia e sempre com água de qualidade, pois, essa sem sua devida manutenção torna – se transmissora de doenças graves, como hepatite, diarreia, disenteria, cólera, febre, tifoide, e outras decorrentes das características químicas de água desses poços que não são tratados corretamente.

Reflexão: É importante para você manter sua água limpa?

Manutenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *