CAPTAÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA


A água subterrânea e proveniente do ciclo hidrológico, a qual não evapora e se infiltra, através dos poros do solo no subsolo, formando reservatórios de águas naturais.

 

A captação dessa água subterrânea constitui uma parte fundamental do sistema de abastecimento de água necessários a qualquer tipo de utilização, o que torna fundamental a origem da água pela natureza. Essa perfuração é chamada de poço artesiano!

 

A perfuração deve ser feita com equipamentos, e sua escolha depende da constituição da rocha do aquífero.

O tipo de perfuração realizada poderá ser:

 

Roto-pneumática

É um método de percussão de alta frequência, por meio de um martelo, ao mesmo tempo em que a broca rotacional, triturando e desgastando a rocha. Neste caso o fluido é o próprio ar comprimido que passa por dentro do martelo e da broca.

Rotativa:

utilizada em aquíferos granulares e poros. A broca perfura o solo ou a rocha, um fluido é injetado por dentro da haste e coluna de perfuração, sai pelo orifício da broca e retorna à superfície trazendo fragmentos da rocha ou solo. Os fragmentos passam pelo espaço entre o a parede do poço e a coluna de perfuração.

Percussao:

Utilizado para águas subterrâneas armazenadas em fraturas, falhas, fissuras, etc, onde a rocha é muito “dura” e a perfuração rotativa é ineficiente. É utilizado para quando o aquífero poroso está confinado, onde a camada superior é muito rígida, sendo assim, para se chegar ao aquífero poroso é necessária a utilização deste método. Que consiste na elevação e queda de pesos em uma ferramenta chamada trépano, que quebra e esmaga a rocha, girando no seu próprio eixo, gerando um furo circular.

A Hidrolider Poços possui expertise para captação de água subterrânea e oferece o tratamento adequado para reutilização, Você já havia ouvido falar da alternativa? Entre em contato com nossos especialistas e esclareça suas dúvidas!

Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *