TUDO SOBRE POÇOS ARTESIANOS EM CONDOMÍNIO


Não é nenhuma novidade poço artesianos em condomínios, a crise de abastecimento hídrico que abala vários dos principais estados do país. No Brasil, a falta de água tornou-se mais grave a partir do ano de 2014. Na ocasião, a região Sudeste mais afetada, apresentando níveis de água nos reservatórios insuficientes para atender as necessidades da população.
A Falta d’água se tornou um dos principais problemas urbanos do nosso tempo. E isso não acontece só aqui. Comunidades em diversas partes do mundo estão sob forte pressão, enfrentando o adensamento constante da escassez hídrica.

Instalação de poços artesianos em condomínios

Para o abastecimento completo de um condomínio, no que envolve todas as suas rotinas, tanto as dos moradores quanto as administrativas, um só poço artesiano consegue suprir toda a demanda. Mas existe uma preocupação: o custo desse investimento, que para muitos é considerado alto.

A perfuração de poços artesianos em condomínio, a curto e médio prazo, proporciona uma considerável economia para o condomínio. Isso porque eles costumam ter altos custos com as contas de água e esgoto, podendo ter o retorno do investimento de um poço artesiano em apenas 12 meses após a sua instalação.

Passo a passo

A primeira medida para a construção de um poço artesiano é conhecer a hidrogeologia do local. Tal procedimento deve seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esse trabalho é feito por geólogo credenciado junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Para essa etapa de estudo preliminar, é recomendável que o síndico faça alguns levantamentos para a viabilidade do projeto avaliando qual a vazão necessária que poços artesianos em condomínio precisam ter para abastecer todos os apartamentos. Com esses estudos, além de evitar surpresas desagradáveis após o início da obra, se terá um orçamento para o projeto.

Manutenção Preventiva e Corretiva

O trabalho de manutenção preventiva de um poço artesiano assegura que o investimento feito em sua construção seja duradouro e rentável ao longo dos anos, graças ao prolongamento do tempo de utilização da água que dele é extraída. Se o poço perder suas características de correto funcionamento por falta de manutenção, ele não poderá ser aproveitado adequadamente para a extração da água, resultando no desperdício do investimento. Portanto, é um serviço que gera economia, pois antecipa problemas que podem ocasionar gastos elevados para reparo.

Condomínios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *