O QUE É POÇO ARTESIANO?


Poço artesiano está em nossa cultura a anos, há relatos de que os primeiros poços foram perfurados por habitantes da China Medieval, indicando que já naquela época se escavavam poços para obtenção de água.Poço é chamado artesiano devido a localização de um poço desse tipo, perfurado no século XII, na cidade de Artois, na França.

É semelhante ao poços convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo.
Geralmente, a sua profundidade é maior que a de um poço convencional e, em geral, suas águas têm uma pureza maior e com mais sais minerais. Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.

Perfuração

Quando o poço é perfurado, e no subsolo encontra-se areia, argila, ou pequenas rochas é preciso fazer um revestimento das paredes do poço, para que esse material não consolidado não acabe por se desagregar e ser expelido para a superfície ou até mesmo entupir o poço.
Há dois tipos de rochas encontradas na perfuração:

Rochas cristalinas – dão origem, em geral, há poços com diâmetro e profundidades limitadas, baixa vazão, que são apropriados para usos mais restritos, como casas, pequenas vilas ou agrupamentos menores.
Rochas Sedimentares – são onde se encontram as maiores vazões de água e a perfuração pode atingir até 1000 metros de profundidade e diâmetros que podem chegar a mais 20 polegadas. No entanto, o poço pode necessitar de revestimento em suas paredes e de filtros para a água.

A depender do tipo e qualidade da rocha encontrada na perfuração e também da profundidade do poço, podem ser utilizados basicamente três tipos de métodos de perfuração:

Perfuração Percussiva – este método utiliza de dois mecanismos para fazer o furo. De maneira alternada, ergue-se e faz cair em queda livre um grande peso que fragmenta a rocha por impacto.
Perfuração rotopneumática ou a ar comprimido – Este método também combina dois mecanismos. Ao mesmo tempo em que a rocha vai sofrendo impactos (percussões) rápidos, com uma espécie de martelo pneumático, há uma broca que gira e tritura a rocha fragmentada pelo martelo.
Perfuração Rotativa – especialmente utilizado nas rochas do tipo sedimentar. É feito por um mecanismo rotativo que corta, tritura e desagrega as rochas.
Após a perfuração, a depender da profundidade do solo e das características das rochas encontradas, serão realizadas etapas de completação, como aplicação de revestimento, cimentação e instalação de filtros.
A água do poço artesiano, em geral é em quantidade e vazão suficientes para abastecer fábricas, irrigar lavouras e abastecer várias residências. É comum, que em condomínios residenciais recorra-se à perfuração de poço artesiano para suprir ou complementar as necessidades de água potável das moradias.

Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *